Curso Premium

Curso Completo de Comércio Exterior

Você Quer Aprender Importar e a Exportar de Forma Legal e Profissional?

Então você está no lugar certo!

Este é o curso completo de comércio exterior com o melhor custo x benefício do mercado!

Curso à distância com Início Imediato

No cartão: 990,00 - (até 10x 99,00) - Depósito na conta ou boleto: 890,00

O aluno tem um professor particular com atendimento diário e ilimitado pelo Whatsapp!

Seu caminho está aqui, com novas oportunidades e com novas conquistas!

Você sabia que muitas pessoas tiveram dificuldade para aprender comércio exterior ou aprenderam de forma muito superficial e que através do nosso método de ensino não haverá este problema?

Nós da GS Educacional sabemos que não é fácil entender todas as etapas do processo de importação e exportação de uma empresa, por isso criamos um método prático e objetivo onde qualquer pessoa pode aprender a fazer importações e exportações como pessoa jurídica de forma legal e profissional, entendendo como planejar e gerenciar corretamente as etapas do processo de importação e exportação de uma empresa. Oferecemos total suporte aos nossos alunos para que eles consigam aprender e colocar em prática os conhecimentos do curso. Este curso pode ser feito por quem está iniciando agora ou por quem já trabalha na área e precisa obter mais conhecimentos. Veja abaixo alguns relatos de alunos dos nossos cursos.

Objetivo: Este curso inclui o conteúdo de todos os cursos à distância que oferecemos na área de comércio exterior. Este curso é indicado para o aluno que deseja obter conhecimentos completos na área de comércio exterior. Consideramos que este curso fornece ao aluno um nível de conhecimentos maior e mais prático do que a maioria dos cursos de graduação e de pós-graduação que são oferecidos atualmente.

Porque fazer nosso curso à distância: Nosso curso à distância oferece um grande diferencial em relação aos outros cursos que são oferecidos atualmente no mercado pois o aluno é tratado de forma especial. O professor está sempre em contato com o aluno que receberá atendimento individual e personalizado durante todo o curso. O professor responde e corrige rapidamente todas as dúvidas e exercícios e também oferece orientações através do Whatsapp. O material de aulas é muito completo e de simples entendimento. O aluno recebe dicas e orientações para conseguir alcançar seus objetivos pessoais e profissionais e pode estudar nos dias e horários que quiser.

Público alvo: Qualquer pessoa que deseja trabalhar na área de comércio exterior ou que já trabalha na área e deseja atualizar seus conhecimentos. Para participar não é necessário ter curso de nível superior.

Carga horária: 240 horas / aula. A carga horária está dividida através da leitura da apostila e dos arquivos do cd-rom, pesquisas na Internet, contato com o professor por email, realização dos exercícios e participação nas aulas on-line pelo Skype. Durante as aulas online pelo Skype não será abordado o preenchimento de dados no siscomex.

Prazo de conclusão: O aluno terá o prazo total de 7 meses para concluir o curso mas o aluno poderá concluir o curso antes deste prazo. O prazo total oferecido é apenas um benefício a mais que o aluno vai ter para estudar no seu ritmo e para conseguir concluir o curso.

Certificado: O aluno que entregar todos os exercícios do curso estará apto para receber o certificado de conclusão. Nosso certificado é válido para apresentação em todo território nacional e serve como comprovação de currículo. A GS Educacional é uma empresa muito bem reconhecida, valorizada e premiada no Brasil e no exterior, sendo uma das poucas instituições de ensino no Brasil que já ganhou diversas indicações e premiações.

O curso é reconhecido pelo MEC?

A GS Educacional oferece cursos livres de aprimoramento e capacitação profissional e se enquadra na legislação abaixo e por este motivo qualquer pessoa pode fazer este curso conosco. O objetivo dos nossos cursos é ensinar comércio exterior de verdade e na prática para quem realmente deseja se capacitar plenamente nesta área.

A Lei nº 9.394 (Leis, Diretrizes e Bases da Educação) definiu que os cursos livres fazem parte da educação profissional de nível básico,  que proporciona ao aluno capacitação e conhecimentos para se atualizar para o mercado de trabalho.

O decreto 5.622 de 19/12/2005 caracteriza-se a educação à distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

O MEC só reconhece cursos técnicos ou de nível superior / faculdade / universidade (graduação, pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado) e nossos cursos não se enquadram nestas categorias, pois são cursos livres de capacitação profissional, então os nossos cursos não precisam de reconhecimento do MEC.

Material didático: 5 apostilas impressas, um CD-ROM com material de apoio e acesso ao centro online de treinamento avançado em comércio exterior. Todo conteúdo do curso, o atendimento, as aulas, o material didático, a metodologia, as vídeo aulas e os exercícios práticos foram todos criados e são sempre atualizados pelo professor para permitir que o aluno aprenda comércio exterior de forma fácil, rápida, divertida e que termine o curso com real capacidade para começar, planejar e gerenciar as atividades na área de comércio exterior, seguindo todos os procedimentos exigidos pela legislação brasileira. O aluno também ganha indicações de profissionais como despachante aduaneiro, agente de cargas, empresa de inspeção e auditoria na China, advogados e empresas especializados na área de comércio exterior e desta forma poderá iniciar uma rede de relacionamentos e parcerias estratégicas que será importante no dia a dia profissional.

Este será o seu material de aulas principal

Metodologia: O aluno recebe as apostilas impressas e o CD-ROM pelos correios, estuda através do roteiro apresentado nas apostilas, mantém contato com o professor através de e-mail e Whatsapp, faz e envia os exercícios para correção. Na medida que faz os exercícios receberá informações complementares sobre o tema de estudos. Durante o curso pode fazer quantas perguntas quiser ao professor. O aluno também recebe acesso ao nosso site (com nome de usuário e senha) para poder ter acesso a ferramentas para colocar em prática o conteúdo do curso e para assistir video aulas. O acesso ao site é liberado pelo professor após a confirmação do pagamento, permitindo que o aluno inicie o curso de forma rápida, antes mesmo de receber o material de aulas pelos correios.

Durante o curso pode fazer seis aulas online por voz (com duração de uma hora cada aula) usando o Skype. As aulas pelo Skype são individuais e já estão incluídas no valor do curso. Depois que o aluno enviar todos os exercícios da apostila irá receber o certificado de conclusão do curso.

Vídeo Aulas: Este curso oferece vídeo aulas que foram gravadas pelo professor e que você poderá assistir no horário e no dia que achar melhor para você.

E quem será o meu professor? Professor Henrique Mascarenhas - Administrador de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior, MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas, Certificado em Estratégia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Certificado em Ética pela Fundação Getúlio Vargas em Parceria com a Universidade da Califórnia, Certificado em Didática do Ensino Superior pela Fundação Getúlio Vargas.

Apresentação do Curso pelo Professor

Nossas Referências

Nossos Parceiros em Cursos Presenciais

 

Mais Relatos de Alunos

Curso que fez: Completo de Comércio Exterior

Comecei o curso completo de comércio exterior dia 21/05/17. O que posso dizer sobre o curso que é excelente, muito bem explicado.  As apostilas são bem claras práticas e úteis.

O conteúdo é bem objetivo e auto explicativo. São cinco apostilas e um CD com muito material para você trabalhar que você pode consultar sempre inclusive para as negociações que tenho feito, tem ajudado muito.

Trabalho com comércio exterior há 4 anos e tinha muita dificuldade pois sempre me atrapalhava com os termos e documentações. Incoterms? Carta de crédito? Packing list? Era como estarem falando grego para mim.

E o mais interessante que notei é que muitos colegas formados na área e até com pós graduação também tinham duvidas. Então comecei  a procurar um curso completo e rápido que me passasse um conteúdo necessário para desenvolver um trabalho com mais segurança. Porém não foi fácil, até achei cursos mas percebia que as escolas estavam mais interessadas em enrolar pra ganhar tempo com um conteúdo a beira do amadorismo. até que encontrei a GS Educacional e fiquei impressionado com a organização do Professor Henrique e o seu suporte que tem me dado. Todas as duvidas que tenho são tiradas via e-mail e whatsapp.

Eu realmente recomendo o curso da GS Educacional. O custo benefício também é excelente.

Cassiano: c.negocio@gmail.com

Curso que fez: Completo de Importação

Henrique,

Nós que pensamos a Meritocracia e valoramos a quem Realiza, nos vimos na obrigação de dar feedbacks.

Em pouco tempo de curso e sem nem receber ainda a apostila, o curso já supera minhas expectativas, pois, além de um curso, recebemos uma verdadeira consultoria. Embora seja à distância, recebemos mais informações que cursos presenciais, pois, você nos guia por cada etapa e ter as respostas atendidas por perguntas mal elaboradas e mal formuladas pela cabeça de um leigo, ou seja, ter estas dúvidas sanadas é de grande valia. A maioria de cursos nos dá uma visão teórica e holística de assuntos, aqui eu tô me sentindo no núcleo, e não como um elétron distante e circulando vagamente.

Com certeza após terminar o curso e com a intenção em daqui pro final do ano já estar com alguns produtos importados para venda no mercado interno, penso em realizar o curso de exportação e o de consultoria para começar a enviar produtos daqui ao exterior.

Espero que você tenha paciência e vontade (pois sei que você ama o que faz) em continuar esses meses comigo.

Continue a Realizar e Exponenciar, sempre!!

Sinceramente,
 

Glauco

Curso que fez: Analista de Comércio Exterior

Olá Henrique, tudo bem?

Bom gostaria de contatá-lo mais uma vez e dessa vez para dar uma boa noticia. O meu esforço não foi em vão desde o dia primeiro já tenho trabalhado como assistente de COMEX, tão logo terminei o curso eu arrumei emprego, o que me deixa muito feliz. Entrei como assistente e acho que é um trabalho relativamente fácil e que teria condições de fazer algo mais desafiador, mas essa é a porta de entrada não é mesmo? só cabe a mim saber aproveitar essa oportunidade agora. Então mais uma vez obrigado pela dedicação e profissionalismo com a qual trata seus alunos, sinta-se parte desta minha conquista também.

Mais uma vez Grato.

Vamos Conhecer Agora o Programa do Curso

Módulo 1

Como Abrir uma Empresa de Importação, Importação, Logística, Como Negociar com a China

Como Abrir uma Empresa de Importação

Constituição e Registro da Empresa

Orientações sobre os procedimentos necessários para constituição e registro da empresa, como escolher um contador e despachante aduaneiro, detalhes importantes sobre a definição do nome da empresa, capital social e contrato social, firma individual, empresa por cotas de participação LTDA, MEI - Micro empreendedor individual, microempresa, empresa optante pelo simples, empresa optante pelo lucro real, empresa optante pelo lucro presumido, informações sobre registros a nível federal, estadual e municipal, tempo médio e custo médio para abrir uma empresa no Brasil (parte burocrática).

Inclui modelo de contrato social e passo a passo detalhado do processo de abertura de empresas.

Habilitação da empresa no Radar - Receita Federal

Modalidades de Habilitação, Limites para importar e para exportar, Formulário para requerimento da habilitação na Receita Federal, Cadastro no Domicílio Tributário Eletrônico, Documentos exigidos para cada modalidade e orientações sobre a necessidade de uso do certificado digital nos procedimentos.

Inclui o novo procedimento para Habilitação da empresa no Radar Expresso

O curso ensina o novo procedimento para habilitar no radar expresso e que começou a funcionar em outubro de 2017.

Processo Digital

Como preparar o processo digital com o SODEA - Solicitação de dossiê digital de atendimento e com o PGS,  Programa gerador de solicitação de juntada nas submodalidades limitada e ilimitada.

Habilitação do Responsável Legal por Pessoa Jurídica

Habilitação do responsável legal pela empresa e dos representantes legais da empresa.

Dispensa de Habilitação no Radar

Operações de importação com dispensa de habilitação no Radar.

Credenciamento de Representantes Legais para acesso ao Siscomex

Como realizar o credenciamento do despachante aduaneiro ou funcionário da empresa no Siscomex, Documentação necessária para apresentar na Receita Federal.

Revisão e Suspensão da Habilitação e do Credenciamento

Situações quando a revisão da modalidade de habilitação poderá ser feita e situações quando a suspensão da habilitação poderá acontecer.

Prazos e Intimações

Prazos definidos pela Receita Federal para conceder a análise de habilitação e prazos previstos para responder as intimações.

Passo a Passo

Passo a passo do processo de habilitação para ajudar você mesmo a fazer seu processo.

Processo Digital

Como preparar o processo digital com o SODEA - Solicitação de dossiê digital de atendimento, SVA - Sistema de Validação de arquivos digitais e PGS - Programa gerador de solicitação de juntada.

Bancos - Operações na área Internacional

Como escolher um banco para abertura de conta, dicas e sugestões, restrições existentes para realizar pagamentos ao exterior.

Aviso Importante

O curso explica os procedimentos para abrir uma empresa, mas será necessário contratar um contador para auxiliar durante o processo de abertura da empresa.

Importação Passo a Passo

Incoterms - International Commercial Terms

Versão 2010: EX-WORKS, FCA, CPT, CIP, FOB, FAS, CFR, CIF, DAT, DAP, DDP

Classificação Fiscal de Mercadorias

Sistema NCM/SH e TSP

Importação de Forma Direta e Importação de forma Indireta (Terceirizada)

Conheça os benefícios de importar de forma direta

Conheça os benefícios e riscos de importar de forma indireta

Importação por conta e ordem e importação por encomenda

Modalidades de Importação

Aprenda como importar via terrestre, via área, via marítima, através dos Correios (Importa Fácil) e por Courier

Cálculo de Tributos e Despesas Incidentes na Importação

II, IPI, ICMS, PIS, COFINS, AFRMM, outras taxas e despesas incidentes no processo de importação

ICMS: Como a base de cálculo do ICMS varia de acordo com cada estado do Brasil, o curso apresenta informações e a fórmula para fazer o  cálculo por dentro do ICMS e orienta o aluno como pesquisar a base de cálculo dos estados do Brasil.

O aluno terá informações sobre como calcular os tributos e informações sobre as bases de cálculos.

Investigações e Defesa Comercial

Produtos que poderão estar sujeitos a processos de investigação comercial, salvaguardas, antidumping ou medidas compensatórias.

Estimativa de custos da mercadoria a ser importada

Orientações para elaboração de uma planilha de custos na importação para obter estimativa de custos da mercadoria que será importada, informações sobre as despesas tributárias e não tributárias que incidem na importação.

Notícias e Informações: O aluno recebe informações e notícias recentes da área de tributação.

Despesas Incidentes na Importação

Planejamento das Despesas Incidentes no Processo de Importação

Modalidades de Pagamento na Importação

Pagamento Antecipado, Remessa sem Saque, Cobrança Documentária, Carta de Crédito

Situações onde é necessária uma carta de vínculo do fornecedor para envio de pagamento

Documentação usada na Importação

Fatura Pro-Forma, Fatura Comercial, Packing List, Conhecimento de Embarque, Contrato de Câmbio

Câmbio

Como contratar câmbio nas operações de importação

Despacho Aduaneiro

Passo a passo do processo de despacho aduaneiro na importação.

Riscos existentes no processo de despacho aduaneiro de importações consolidadas na origem (de diversos fornecedores no exterior) e amparadas por um único conhecimento de embarque house

Importação Paralela

Referências jurídicas sobre a possibilidade de importar produtos de marcas conhecidas

Nota fiscal de entrada

Modelo de nota fiscal de entrada na importação

Infrações e Penalidades Existentes nos Processos de Importação

Tipos de penalidades, multas, redução de multas

Sistemática do Processo de Importação

Passo a Passo do Processo de Importação

Localização de Fornecedores no Exterior

Como localizar fornecedores no exterior, como negociar em segurança com os fornecedores encontrados.

Legislação na Importação

Legislação relacionada com o processo de importação

OEA - Operador Econômico Autorizado

Informações sobre o programa de certificação OEA

Referências de Prestadores de Serviços

Inclui referências de empresas que trabalham com classificação fiscal de mercadorias, auditorias na China, logística e despacho aduaneiro.

Importa Fácil Correios

Como realizar o cadastro da sua empresa no Importa Fácil

Orientações sobre como realizar o cadastro da empresa no Importa Fácil

Como realizar o cadastro da sua importação no Importa Fácil

Orientações sobre como cadastrar o processo de importação da sua empresa no Importa Fácil.

Entenda quais são as condições pré-estabelecidas para utilizar o Importa Fácil e as situações onde não pode usar o Importa Fácil

Saiba como orientar o fornecedor no exterior para ele fazer o envio correto das mercadorias através dos Correios.

Procedimentos Necessários para fazer a Importação pelos Correios

Conheça em detalhes o Importa Fácil, conheça os limites de valores para importação, conheça as restrições e os procedimentos que devem ser seguidos pelo importador e pelo fornecedor no exterior para que a importação aconteça da forma correta, saiba quais são os correspondentes postais em outros países.

Logística

Documentação Usada em Operações de Logística e Comércio Exterior

Fatura Pro-Forma e Fatura Comercial

Packing List

Conhecimento de Embarque - Características dos Conhecimentos de Embarque

Como Analisar os Documentos

Modais de Transporte e Infra-Estrutura de Logística

Características dos modais Aéreo, Ferroviário, Marítimo e Rodoviário

Tipos de Navios, Termos Técnicos usados no Transporte Marítimo, Modalidades de Afretamento de Navios, Consolidação de Carga

Agentes de cargas, Cias de Navegação, Empresas de Transporte, Empresas Consolidadoras de Carga

Logística nos Portos e nos Aeroportos

EADI - Porto Seco, Armazéns Alfandegados, Entrepostos Aduaneiros

Custos Logísticos, Gargalos Logísticos Existentes no Brasil

Riscos existentes no processo de despacho aduaneiro de importações consolidadas na origem (de diversos fornecedores no exterior) e amparadas por um único conhecimento de embarque house

Containers

Tipos e Tamanhos de Containers aéreos e marítimos

Estufagem de Containers

Cobrança de Demurrage na Devolução dos Containers

Demurrage de containers: riscos envolvendo o pagamento de demurrage por atraso na devolução de containers e suas implicações a nível judicial

Regra Solas para pesagem de container e suas implicações para as exportações

Cargas

Pallets

Big Bags

Marcação de Volumes

Consolidação de cargas

Riscos Existentes no Transporte de Mercadorias,  Tipos de Avarias

Embarque limpo (Clean on Board)

Transbordo de Mercadorias.

Contratação de Frete e Seguro

Como Solicitar Cotações de Frete e Seguro de Carga Internacional

Tarifas de Frete

Custos com Armazenagem

Principais Custos logísticos

Apresentação dos principais custos logísticos

AFRMM - Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante

Planejamento do Processo de Logística Internacional

Informações que devem ser consideradas para Planejar o Processo Logístico

Referências de Prestadores de Serviços

Inclui Referências de Empresas que Trabalham com Logística

Como Negociar com a China

Normas de Conduta com a China

Principais normas de conduta que devem ser adotadas e respeitas durante os processos de negociação, normas de conduta durante visitas de negócios na China, Apresentações e Cumprimentos, Cartões de Visita, Características das negociações durante as refeições.

Elementos Característicos da Cultura Chinesa

Características da cultura chinesa que devem ser observados, conhecidos e respeitados durante o processo de negociação, informações sobre a cultura chinesa.

Como Negociar com os Chineses

Características das negociações com a China, Diferenças de características entre a cultura oriental e ocidental, Situações que normalmente acontecem durante as negociações, Como se adaptar ao perfil de negociação da cultura chinesa e como superar impasses durante o processo de negociação, Como aumentar as chances de sucesso nos processo de negociação, Entendendo a percepção de tempo da cultura chinesa e o conceito de impermanência das coisas quando aplicada aos negócios.

Proteção de Marcas e Patentes na China

Orientações sobre como proteger marcas e patentes no mercado chinês.

Importação de Produtos Chineses

Orientações para empresas que desejam importar produtos da China.

Exportação de Produtos para a China

Orientações para empresas que desejam exportar produtos para a China.

Orientações para Empresários e Executivos que vão participar de Viagens de negócios para a China

Orientações e referências sobre empresas e prestadores de serviços na China que trabalham com intérpretes e suporte para empresas brasileiras dentro do território chinês.

Vamos Começar a Importar?

Assista ao vídeo abaixo

Módulo 2

 Importação de Veículos e Siscomex Importação

Importação de Veículos

Quem pode importar veículos

Importação de veículos por pessoa física e por pessoa jurídica

Órgãos do governo envolvidos na importação de veículos

Ibama, Denatran, Decex, Receita Federal do Brasil, ABNT, Inmetro, CETESB, Outros órgãos

Procedimentos prévios junto ao Ibama e ao Denatran para importação de veículos

LCVM, LCM, CAT, RENAVAN, Certificado de Segurança, Licença de Importação, Informações sobre Taxas Administrativas, FUNSET, INFOSERV, WMI

Órgãos do governo envolvidos na importação de veículos

Ibama, Denatran, Decex, Receita Federal do Brasil, ABNT, Inmetro, CETESB, Outros órgãos

Homologação junto ao Ibama e Denatran

Informações sobre empresas que fazem a homologação junto ao IBAMA e DENATRAN para o importador

Instituição Técnica Veicular

Informações sobre instituições técnicas veiculares homologadas pelo Denatran / Inmetro

Certificado de Segurança Veicular - CSV

Informações sobre o certificado de segurança veicular

Destinação de pneus

Regra sobre destinação de pneumáticos de veículos importados

Importação de Veículos Usados

(Apenas Informações Gerais, sem Procedimentos Detalhados)

Importação de veículos usados, Importação de veículos para fins culturais e de coleção, Importação de veículos havidos por herança

Importação para pessoa física - Importante

Possibilidade do importador pessoa física fazer a importação de veículo novo para uso próprio sem pagar o IPI na importação.

Inclui referência do escritório de advocacia que ganhou a causa para o cliente na justiça federal.

Análise de Risco Internacional

Como contratar um serviço de análise de risco internacional para obter informações e referências dos fornecedores de veículos encontrados.

Legislação

Legislação relacionada com o processo de importação de veículos (Denatran, Ibama, MDIC, Receita Federal).

Siscomex Importação

O curso inclui cópia das telas do sistema e explicação de cada uma delas

Inclui exemplo real de declaração de importação como referência

Siscomex Importação

Informações sobre como acessar o Siscomex Importação

Versão Nova (Web)

Apostila detalhada com apresentação das telas dos sistema e com explicação sobre o preenchimento dos dados nas telas que forem apresentadas. Apresentação de forma fácil e didática.

Licença de Importação

Preenchimento da licença de importação.

Inclui as telas do sistema e instruções de como preencher cada uma.

ANVISA: Passo a Passo do Peticionamento Eletrônico

Declaração de Importação

Preenchimento da DI e Registro da DI no Siscomex.

Inclui as telas do sistema e instruções de como preencher cada uma.

Extrato da DI e Comprovante de Importação

Como emitir o extrato da DI e o comprovante de importação no Siscomex

Vicomex - Visão Integrada

Como anexar documentos à declaração de importação

Acompanhamento do Despacho Aduaneiro

Como acompanhar o despacho aduaneiro através do Siscomex

Aviso: O curso aborda apenas o preenchimento da DI e da LI. O curso aborda a DSI e LSI, pois a sistemática de preenchimento dos dados é basicamente a mesma para os dois tipos e quem sabe preencher a DI e LI vai saber também como preencher a DSI e LSI (pois o preenchimento delas é bem mais simplificado).

Módulo 3

Exemplo Real de um Processo de Importação, Técnicas de Negociação

Como Reduzir Custos e Riscos na Importação

Exemplo Real de um Processo de Importação

Habilitação da Empresa no RADAR, no Mercante e do Responsável Legal no Siscomex

Como foi feita a Habilitação da empresa no Radar, no Mercante e do Responsável legal no Siscomex

Registro da Empresa na área de Câmbio, Envio do Pagamento ao Exterior e Contrato de Câmbio

Como foi feito o cadastro da empresa no banco, como foi realizado o pagamento ao fornecedor no exterior e como foi realizado o contrato de câmbio com o banco.

Escolha do Despachante Aduaneiro e do Agente de Cargas

Como foi feita a escolha e o cadastramento do despachante aduaneiro e do agente de cargas

Localização e Negociação com o Fornecedor no Exterior

Como foi localizado o fornecedor e como foi conduzida a negociação com ele

Documentação Recebida do Fornecedor

Como foi analisada, corrigida e emitida a fatura proforma, a fatura comercial e o packing list

Planilha de Custos da Importação

Como foi feito o levantamento dos custos do processo de importação

Como foi feito o pagamento das despesas do processo de importação

Consolidação da Carga e Emissão do Conhecimento de Embarque Marítimo

Como foi feita a consolidação da carga na origem e a emissão do conhecimento de embarque marítimo

Como foi feita a apresentação dos custos para consolidação da carga, despacho aduaneiro e logística

Contratação do Seguro

Como foi contrato o seguro, o preço e as condições

Embarque da Mercadoria e Acompanhamento até sua chegada no Brasil

Explicações sobre como foram feitos os procedimentos de embarque até a chegada da mercadoria no Brasil

Explicação detalhada e documentada sobre como aconteceu o processo de despacho aduaneiro até a conclusão e entrega da mercadoria ao importador, incluindo:

Confirmação da presença da carga antes do registro da DI - Declaração de Importação

Notificação de mercadoria com suspeita de avaria

Termo de responsabilidade pelo pagamento do frete

Pagamento das despesas de importação

Pagamento do AFRMM - Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante

Solicitação de trânsito aduaneiro da mercadoria (Porto de Santos até o EADI Betim / MG)

Emissão do pedido de trânsito aduaneiro - DTA de entrada Comum no Siscomex Trânsito

Registro da DI - Declaração de Importação no Siscomex - Com exemplo real de DI

Como fazer o rateio de frete e seguro

Apresentação do Canal de Parametrização da Carga

Recolhimento dos Tributos Federais - Com explicação das bases de cálculos

Pagamento do ICMS - Com Exemplo de DAE - Documento de arrecadação estadual e base de cálculo

Pagamento do ICMS ST - Com Exemplo de DAE - Documento de arrecadação estadual e base de cálculo

Desembaraço Aduaneiro - Conclusão do Despacho

Comprovante de Importação no Siscomex

Procedimentos para Retirada da Mercadoria

Emissão de Nota Fiscal de Entrada - Com exemplo de modelo real de nota fiscal

Técnicas de Negociação

O que é Negociar?

A negociação acontece sempre que existem interesses divergentes envolvendo qualquer situação. Algumas negociações acontecem de forma tão rápida e natural que a maioria das pessoas nem percebe que vivenciou um processo de negociação, outras negociações podem demorar dias, meses e até mesmo anos.

As pessoas negociam interesses todos os dias, pode ser em casa, com os familiares, no trânsito, com os vizinhos, em uma loja, no trabalho, nas relações pessoais e profissionais. Vamos explicar como o processo de negociação acontece diariamente nas atividades pessoais e profissionais e como lidar melhor com estas situações.

Estilos de Negociação - Modelos de Comportamento Adotados pelas Pessoas

Estilos de Negociação adotados usualmente pelas pessoas, diferenças entre o Modelo Cooperativo e o Modelo Competitivo, Abordagem Integrativa e Distributiva que acontecem nas negociações.

Linguagem Assertiva - Como falar de forma correta para alcançar seus objetivos

Como usar a linguagem assertiva nas negociações, Como comunicar de forma eficaz

Processo de Negociação Internacional

O Processo de Negociação Internacional, Características Culturais que Influenciam o Processo de Negociação Internacional, Como negociar com base em critérios legítimos e objetivos

Características Culturais que Influenciam no Processo de Negociação Internacional

Como as características de diferentes culturas influenciam no processo de negociação, estudo das características culturais de alguns países

Modelo Desenvolvido na Universidade de Havard que pode ser usado nas Negociações

Técnicas de Negociação baseadas no modelo desenvolvido em Havard, envolvendo as Pessoas, Interesses, Opções, Critérios, Melhor alternativa a negociação de um acordo e o Compromisso.

Técnicas de negociação

Como usar técnicas de negociação que vão aumentar suas chances de sucesso em um processo de negociação. Como usar critérios legítimos e objetivos, como superar desafios e impasses durante o processo de negociação

Aplicação das Técnicas de Negociação

Como aplicar as técnicas em negociações internacionais. Estas negociações podem ter características de curto, médio e longo prazo.

Planejamento de um Processo de Negociação

Como Planejar e Preparar um Processo de Negociação a nível profissional, como identificar os interesses das partes, como lidar e superar as diferenças, como aumentar as chances de sucesso nas negociações, como negociar de forma eficaz.

Como Reduzir Custos e Riscos na Importação

Análise dos Custos Incidentes em um Processo de Importação

Conhecendo e analisando as despesas tributárias e não tributárias que incidem em um processo de importação.

Como Reduzir os Custos Incidentes em um Processo de Importação

Como reduzir os custos e as despesas incidentes em um processo de importação, Conhecendo as despesas que podem e que não podem ser reduzidas em um processo de importação, Como gerenciar financeiramente melhor um processo de importação.

Análise dos Riscos Existentes em um Processo de Importação

Conhecendo os riscos existentes em um processo de importação, Como realizar um levantamento e uma análise dos riscos existentes, Cuidados com a documentação, Formas de pagamento, Fornecedores, Embarque das mercadorias e diversas outras situações.

Como Reduzir os Riscos Existentes em um Processo de Importação

Como reduzir os riscos existentes em um processo de importação, Como implementar ações que podem diminuir os riscos existentes, Como desenvolver um metodologia de gerenciamento de riscos na importação.

Vantagens e Benefícios ao Gerenciar os Custos e os Riscos na Importação

Observando benefícios reais com a implementação do gerenciamento de custos e riscos na importação, Importando produtos a custos menores e com margem de lucro maior, Economia que pode ser revertida para outras finalidades, Possibilidade maior de sucesso do processo de importação, Diminuindo erros no processo de planejamento e gerenciamento.

Módulo 4

 Exportação, Plano de Negócios para Exportação e Despacho Aduaneiro

Exportação

Plano de Negócios para Exportação

Pesquisa de Mercado para Exportação

Escolha do Produto, do Mercado e do Público Alvo para a Exportação.

Como Definir Mercados no Exterior para a Exportação do seu Produto com Base nos Parâmetros Econômicos, de Mercado, Tributários, Técnicos e de Logística.

Empresa e Produto

Descrição da empresa, definição da missão e da visão, definição do produto ou serviço a ser exportado, definição do mercado alvo no exterior, formação do preço de exportação, resumo de desempenho da empresa, objetivos e metas do plano de negócios internacional.

Análise do Microambiente

Análise geral das atividades e do mercado onde a sua empresa está inserida, análise dos concorrentes, clientes, fornecedores, novos entrantes e produtos substitutos.

Análise do Macroambiente

Análise do mercado alvo, seus aspectos sociais, econômicos, financeiros, políticos, culturais, tendências e riscos setoriais, concorrentes, análise SWOT, oportunidades.

Ações Estratégicas de Distribuição

Ciclo de vida do produto, inovação tecnológica, extensão da linha de produtos e serviços, pesquisa e desenvolvimento, marca, design, embalagem, sistema de entrega, logística, promoção comercial, estratégia de preços.

Documentação usada na Exportação

Fatura Pro-Forma, Fatura Comercial, Packing List, Conhecimento de Embarque, Contrato de Câmbio.

Câmbio

Como contratar câmbio nas operações de exportação.

Legislação na Exportação

Legislação relacionada com o processo de exportação.

Modalidades de Pagamento na Exportação

Pagamento Antecipado, Remessa sem Saque, Cobrança Documentária, Carta de Crédito.

Meios de Promoção Comercial para a Exportação

Como Divulgar os Produtos no Exterior.

Barreiras Técnicas para a Exportação

Como Identificar Barreiras Técnicas para Exportação dos seus Produtos.

Despacho Aduaneiro

Passo a passo do processo de despacho aduaneiro na exportação.

Sistemática do Processo de Exportação

Passo a Passo do Processo de Exportação.

Modalidades de Exportação

Aprenda como exportar via terrestre, via área, via marítima, através dos Correios (Exporta Fácil) e pelo Simples Internacional.

Tributação na Exportação

Informações sobre impostos incidentes na exportação

Formação de Preços na Exportação

Aprenda a formar os preços dos produtos que serão exportados

OEA - Operador Econômico Autorizado

Informações sobre o programa de certificação OEA

Despacho Aduaneiro

Requisitos e Procedimentos para o exercício das Profissões de Despachante Aduaneiro e de Ajudante de Despachante Aduaneiro

Atividades relacionadas com o despacho aduaneiro, pré-requisitos para se tornar um despachante, exame de qualificação técnica, registro de despachante aduaneiro, procedimentos para solicitar o registro como ajudante de despachante aduaneiro na receita federal.

Profissão de Despachante Aduaneiro

Atuação, Honorários, Federação nacional dos despachantes aduaneiros, Sindicato dos despachantes aduaneiros, Exemplos de documentos que os despachantes solicitam aos clientes (Procuração,  Formulário de Cadastro, Exemplo de Solicitação de Numerário).

OEA - Operador Econômico Autorizado

Informações sobre o programa de certificação OEA para despachantes aduaneiros, pré-requisitos e procedimentos para solicitação da certificação.

Exame de Qualificação Técnica para Ajudante e Certificação OEA para Despachantes

Inclui edital da prova.

Inclui gabarito de provas anteriores já aplicada que você poderá usar para estudar.

Inclui material adicional para poder se preparar para a prova.

Organização da Administração Aduaneira do Brasil. Objetivos do controle aduaneiro. Natureza regulatória. Importância do controle aduaneiro. Natureza do tributo aduaneiro. Estrutura administrativa da Receita Federal. Recintos Alfandegados. Portos, aeroportos e pontos de fronteira. Jurisdição aduaneira. Território aduaneiro. Zona primária. Zona secundária. Órgãos públicos intervenientes.

Tributação nas Operações de Comércio Exterior. Noções de Tributação incidente sobre Operações de Comércio Exterior. Impostos Incidentes na Importação e na Exportação. Campo de incidência. Fato gerador. Base de cálculo. Alíquota. Regimes de tributação.

Infrações e Penalidades. Disposições Gerais. Infração. Responsabilidade. Espécies de penalidades. Aplicação e Graduação das Penalidades. Denúncia espontânea. Multas.

Regimes Aduaneiros Especiais e Aplicados em Áreas Especiais.  Admissão Temporária. Admissão Temporária para Aperfeiçoamento Ativo. Carnê Ata. Drawback. Exportação Temporária. Exportação Temporária para Aperfeiçoamento Passivo. Entreposto Aduaneiro. Entreposto Industrial sob Controle Informatizado e Zona Franca de Manaus

Habilitação dos Intervenientes no Comércio Exterior / Radar / Siscomex

Despachante Aduaneiro. Inscrição no Registro de Despachantes Aduaneiros. Atuação do ajudante de despachante aduaneiro. Habilitação do Despachante e do ajudante. Penalidades Aplicadas.

Controle Administrativo no Comércio Exterior. Órgãos anuentes. Tipos de controles exercidos. Tratamento administrativo das importações. Licenciamento de importação. Registro, análise e deferimento do LI. Prazos de validade. Prazos para deferimento. Substituição do licenciamento. Autorização para embarque. Restrição de data de embarque.

Tratamento administrativo das exportações. Registro de Exportação. Requisitos específicos. Produtos dispensados de registro de exportação. Produtos sujeitos a procedimentos e controles especiais.

Trânsito Aduaneiro e Controle de Carga. Tipos de Declaração de Trânsito. Beneficiários do Regime.  Trânsito de Carga Parcial. Trânsito Escalonado. Trânsito Multimodal. Etapas da Declaração de Trânsito Aduaneiro. Procedimentos na Origem, durante a operação e no destino. Sistema Mantra. Principais usuários. Aeroportos controlados pelo Mantra. Sistema Carga e Sistema Mercante / AFRMM

Despacho Aduaneiro de Importação. Informação sobre a presença de carga. Declaração de Importação – DI. Declaração Simplificada de Importação – DSI. Importação por conta e ordem e por encomenda. Despacho de importação sem registro no Siscomex. Nota de Tributação Simplificada – NTS. Registro da declaração de importação. Parametrização.

Despacho Aduaneiro de Exportação. Tipos de despacho. Despacho de Exportação realizado no Siscomex. Documentação. Vinculação com SGP. Parametrização. Averbação. Nota fiscal de exportação. Manifesto de carga. Exportação direta e indireta. Tributação. Controle aduaneiro. Cancelamento de despacho.

Valoração Aduaneira. Acordo Internacional da Valoração Aduaneira. Acordo de Valoração Aduaneira. Métodos de valoração aduaneira.

Regras de Origem. Acordos Internacionais de Comércio. Regime de origem do MERCOSUL. Acordos de complementação econômica.

Classificação Fiscal de Mercadorias. Estrutura do Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias. NCM - Nomenclatura Comum do Mercosul.

Despacho Aduaneiro de Importação

Sistemática do Processo de Despacho Aduaneiro na Importação.

Procedimentos para realização do despacho aduaneiro

Declaração de importação / Declaração Simplificada de importação

Licença de importação / Licença Simplificada de importação

Trânsito aduaneiro

Parametrização

Apresentação de documentos que instruem o processo de despacho aduaneiro

Pagamento de impostos federais e estadual

Fiscalização aduaneira

Desembaraço aduaneiro

Comprovante de importação

Multas e penalidades

Riscos existentes no processo de despacho aduaneiro de importações consolidadas na origem (de diversos fornecedores no exterior) e amparadas por um único conhecimento de embarque house

Cobrança de Demurrage na Devolução dos Containers

Despacho Aduaneiro de Exportação

Etapas do despacho aduaneiro de exportação

Embarque antecipado

RE - Registro de Exportação  - Com exemplo prático

RE prévio ao embarque.

RE posterior ao embarque

DE- Declaração de Exportação  - Com exemplo prático

DU-E - Declaração Única de Exportação - Com exemplo prático

DSE - Declaração simplificada de exportação

Despacho Aduaneiro de Remessas Expressas

Despacho Aduaneiro por via rodoviária (orientações especiais)

Prazos para início do despacho aduaneiro

Registro de exportação

Declaração de exportação

Despacho realizado em REDEX

Despacho fracionado

Transformação em exportação temporária em definitiva

Despacho em situações especiais

Confirmação de presença de carga

Envio da declaração para despacho

Parametrização e Distribuição

Entrega e recepção de documentos

Documentos de instrução do despacho por DE e DSE

Dispensa de apresentação de documentos

Conferência aduaneira

Exame documental

Verificação física

Perícia técnica

Amostragem

Mercadorias a granel

Divergências e exigências

Carta de correção de notas fiscais

Consulta a exigências

Interrupção do despacho

Desembaraço / Desembaraço com divergência

Devolução de documentos

Trânsito aduaneiro

Procedimentos em caso de furto / roubo de mercadoria

Embarque

Registro e guarda dos documentos de embarque

Averbação / Averbação com divergência

Retificação do despacho

Cancelamento do despacho

Novoex - Siscomex Exportação Web - não inclui uso do simulador online.

Informações gerais sobre a utilização do sistema, Registro de Exportação, Declaração de Exportação, Declaração Simplificada de Exportação, Registro de Crédito, Confirmação de presença de carga.

Regulamento Aduaneiro

Como Utilizar o Regulamento Aduaneiro nos processos de Despacho Aduaneiro na Exportação e na Importação.

Estudo profundo e detalhado do regulamento aduaneiro e seus artigos, permitindo ao aluno conhecimento avançado sobre administração das atividades aduaneiras, fiscalização,  controle e tributação das operações de comércio exterior.

Módulo 5

Trader Internacional, Análise de Carta de Crédito e Consultoria Internacional

Trader Internacional

Consultoria Internacional

Sistemática do Processo de Intermediação de Negócios

Como intermediar e realizar negócios na área de comércio exterior entre empresas localizadas no Brasil e no exterior.

Contratos de Afretamento Marítimo

Modalidades de Afretamento de Navios, Termos Técnicos em Contratos de Afretamento Marítimo.

Particularidades das Intermediações de Negócios Internacionais

Orientações e dicas sobre como proceder durantes as intermediações de negócios internacionais, como resguardar o pagamento de comissões, situações que devem ser evitadas, dicas de negociação.

Documentação e Termos Técnicos

Fatura Pro Forma, Fatura Comercial, Packing List, Conhecimento de Embarque, LOI, BCL, FCO, ICPO, Carta de Crédito, Performance Bond, Bid Bond, CPA, NCND, Swift, Hedge, Commodities.

Proposta de Consultoria: Como elaborar propostas de consultoria na área de importação e exportação e como cobrar pelos serviços prestados

Exercícios: Exercícios práticos de elaboração de uma proposta de consultoria.

Análise de Carta de Crédito

Análise de Carta de Crédito - Tópicos

Créditos e Contratos, Documentos vs. Mercadorias, Serviços ou Prestação, Disponibilidade, Data de Vencimento para Apresentação e Local para Apresentação, Compromisso do Banco Emitente, Compromisso do Banco Confirmador, Aviso de Créditos e Alterações; Instrumentos de Créditos e Alterações Teletransmitidos e Previamente Avisados.

Análise de Carta de Crédito - Tópicos

Padrão para o Exame de Documentos; Documentos Discrepantes, Renúncia de Direitos, e Notificação, Vias Originais e Cópias de Documentos; Conhecimento Marítimo, Comprovante de Recebimento de Serviço de Entrega Expressa, de Envio Postal ou de Correspondência Registrada, Documento de Transporte Limpo [Clean Transport].

Análise de Carta de Crédito - Tópicos

Documento e Cobertura de Seguro, Tolerância em Relação ao Valor do Crédito, Quantidade e Preços Unitários, Isenção de Responsabilidade pela Eficácia de Documentos, Créditos Transferíveis.

Como Desenvolver Oportunidades de Negócios e Parcerias na Área de Comércio Exterior

Localização de Fornecedores no Exterior

Como localizar fornecedores no exterior.

Localização de Compradores no Exterior

Como localizar compradores no exterior.

Como Desenvolver Parcerias

Aprenda como desenvolver parcerias na área de comércio exterior.

Orientação Pessoal

O professor pode orientar pessoalmente o aluno de acordo com suas necessidades e interesses na área de comércio exterior, dando dicas, sugestões e orientações.

Inclui dados de contato de empresas exportadoras, importadoras e prestadoras de serviços que você pode usar para começar a fazer negócios

Agente de cargas no Brasil.

Advogados especializados em comércio exterior e benefícios tributários.

Comprador de sucata de alumínio na India.

Comprador de glicerina e óleos vegetais no oriente médio e nos Estados Unidos.

Comprador de minério e carvão na India.

Como encontrar dados de contato de aproximadamente 130.217 empresas importadoras no exterior (em diversos segmentos) e que desejam comprar produtos do Brasil.

Como encontrar a relação dos nomes dos principais importadores de minério de ferro na China.

Como localizar empresas exportadoras e tradings no Brasil.

Despachantes aduaneiros no Brasil.

Empresa especializada em registro de produtos na Anvisa.

Empresa especializada em apoio de negócios na China.

Empresa de inspeção e análise de riscos na China e na Ásia.

Empresas especializadas em câmbio.

Empresa especializada em seguro de transporte internacional.

Empresa de assessoria em comércio exterior.

Empresas que vendem softwares na área de comércio exterior.

Fornecedor de óleos vegetais na Argentina.

Principais empresas de navegação.

Relação dos principais importadores de café nos Estados Unidos, Europa e Ásia (cerca de 50 empresas).

Relação dos sindicatos de despachantes aduaneiros pelo Brasil.

Relação de alguns dos principais portos no Brasil.

Relação dos portos secos pelo Brasil.

Relação dos principais sites B2B para localizar fornecedores no exterior.

Relação dos principais sites mantidos pelo governo brasileiro na área de comércio exterior.

Sites especializados em notícias na área de comércio exterior.

Transportadoras.

Trading Company: empresa localizada no exterior e que pode oferecer diversos tipos de produtos, incluindo alguns tipos de commodities.

Legislação Aduaneira

Regulamento Aduaneiro

Estudo profundo e detalhado do regulamento aduaneiro e seus artigos, permitindo ao aluno conhecimento avançado sobre a legislação aplicada na área de comércio exterior.

Legislação Aduaneira

Principais instruções normativas da Receita Federal que regulamentam as operações de importação e exportação.

Despacho Aduaneiro de Importação - Legislação

Legislação que trata do Processo de Despacho Aduaneiro na Importação, Despacho Aduaneiro Simplificado de Importação, Regime de Tributação Simplificada, Despacho Aduaneiro de Remessas Expressas.

Despacho Aduaneiro de Exportação - Legislação

Legislação que trata do Processo de Despacho Aduaneiro na Exportação e Despacho Aduaneiro Simplificado de Exportação.

Referências Diversas

O professor irá enviar notícias e informações sobre decisões judiciais envolvendo as atividades de comércio exterior.

Faça este curso e ganhe também acesso gratuito aos nossos cursos online de:

 Importação para Pessoa Física, Como Vencer na Crise, Inteligência Emocional, Planejamento Estratégico, Relacionamento com Clientes, Segurança na Informática e Vendas.

Valor do Curso Completo de Comércio Exterior

Com parcelamento:

Cartão de crédito: 990,00

 Pode ser parcelado em até 10 x 99,00


Pagamento à vista com desconto:

Depósito ou Boleto bancário: 890,00

O aluno tem um professor particular com atendimento diário e ilimitado pelo Whatsapp!

Você quer Aprender Importar e a Exportar de Forma Legal e Profissional?

Então vamos fazer agora a sua inscrição!

Este portal de cursos faz parte do Grupo GS Educacional

Av. Contorno 6594 - 17º andar - Lourdes - Belo Horizonte - MG

 Tel: (31) 3225.9504  - WhatsApp: (31) 98411.8218

CNPJ: 10692348/0001-40

Emails para contato